O batom vermelho pode até ser o mais clássico entre todos os tons, mas o preto já ganhou um espacinho especial na nécessaire e coração das mais antenadas. E a tendência não é exclusividade apenas das temporadas de frio ou de datas comemorativas, como o Halloween: famosas como Rihanna, Manu Gavassi, Kylie Jenner e Sophia Abrahão investem nos lábios escuros como a marca do visual, dando aquele toque mais estiloso que faltava na maquiagem.

Batom preto para todas!

Aposta perfeita para aquelas que desejam adicionar um toque mais dramático para a make pelos lábios, o batom preto é também sinônimo de versatilidade. A cor combina perfeitamente com todas as tonalidades de pele, das mais clarinhas até as negras, mudando apenas o efeito conquistado. As donas de pele mais branquinha, como a atriz e cantora Manu Gavassi, vão ganhar um visual mais impactante com o contraste dos tons. Já as morenas, como Kylie Jenner, garantem um efeito mais moderninho com os lábios escuros. Por fim, as negras, como a cantora Rihanna, podem usar e abusar da cor, que ganha um toque ousado mais sutil em contraste com a pele escura.

Saiba como aplicar o batom preto com perfeição

Os batons escuros sempre exigem um cuidado extra na hora da aplicação e com o preto não poderia ser diferente. Para não correr o risco de borrar ou ganhar uma aparência ressecada dos lábios, a dica é começar a maquiagem fazendo uma leve esfoliação labial para remover as peles mortas que se soltam da boca. Em seguida, aposte em um hidratante para manter os lábios com uma aparência saudável.

Antes de aplicar o batom, vale também criar o contorno dos lábios, para acertar no delineado e evitar que o produto escorra. Porém, como pode ser difícil ter um lápis de boca preto na nécessaire, vale contar com o item cor de boca para criar o contorno. Em seguida, aplique o batom começando pelo arco do cupido. Para manter a cor por muito mais tempo, uma dica é finalizar os lábios com uma camada de pó translúcido.

Acerte nas combinações da maquiagem

Como o batom preto já atrai todos os olhares por si só, não é necessário investir em makes pesadas no restante do visual. Para a pele, a dica é apostar em corretivo e base para manter o visual uniforme e sem defeitinhos aparentes. Para quebrar o efeito mais gótico do batom preto, as maçãs do rosto podem surgir marcadas com um blush levemente rosado ou pêssego.

Se a ideia for apostar em uma make mais glamourosa, os olhos podem surgir mais discretos, com sombras nude, marrons ou rosadas, além de cílios volumosos. Já para finalizar a make com um ar mais gótico, o delineador preto pode se tornar o melhor amigo da mulher e marcar o olhar com um toque mais sensual.